Inexplicável....

Sabe uma coisa que é inexplicável... O carnaval de Salvador. 


É o tipo de festa que vc vai, se diverte, faz tudo o que deve fazer (e que n deve também rsrrsrsrs) e quando assiste pela TV vc se pergunta: O Que é q eu tava fazendo ali? rs... Completamente inexplicável. Sério mesmo! Uma festa q reune milhões, I said milhões, de pessoas diferentes entre si, com um consumo substancial de bebidas alcoolicas e a exibição vexatória do abismo social do país. É de assutar mesmo ao ver pela tv. 

Algumas pessoas insistem em dizer q o carnaval é mto violento. Bom, p uma festa com todos os fatores de risco citados acima, agregados a uma polícia ostensiva. O carnaval de violento só tem a fama. Pq quando eu estagiava na polícia militar, durante os 7 dias de festa, só foram notificadas 3 mortes relacionadas ao Carnaval (milhões de passoas = 3 mortes) Cá pra nós, morre mto mais gente aqui em um FDS normal. Inexplicável, né? Além do mais, se as pessoas seguirem as instruções q são dadas aos visitantes no momento da chegada como n colocar pertences em bolsos externos ou n sair com objetos caros q chamem atenção, poucas serão as chances de serem assaltados. Mas as pessoas seguem a instrução? Não! Então os bandidos ao invés de estarem matando, estão entretidos em saquear o bolso dos teimosos. Fazer o q? Bandido no Brasil tem em todo lugar até no congresso.

Bom, a excessão é p os desavisados q insistem em acompanhar o Chicletão do lado de fora da corda. Give Up! Desista! Se vir o bloco do Chiclete passando, entre em algum beco e fique por lá esticando o pescoço mesmo, pq acompanhar a corda do chiclete é p os malucos que acham q diversão = a pancadaria. Taí algo q eu nunca vou entender. Enfim... inexplicável.

Fora isso, saio no carnaval até sozinha. Sabe o q mais gosto? Não! N é ficar vendo trio passar. O que mais gosto é da energia das pessoas, a vibração, o entusiasmo, a liberdade, a alegria . Nossa! É uma sensação inexplicável. Vc sair sem rumo, transitando pelos circuitos, encontrando e fazendo amigos, festa sem horário p acabar. Isso mesmo! N acaba nunca, os ttrios param de passar, mas os bares ficam aberto e as pessoas vicam pela rua fazendo o próprio carnaval.

Uma vez presenciei um cena histórica q ilustra a expontaniedade das pessoas . Estava eu + amigos no camorote do Gilberto Gil, tinhamos virado a noite lá e estava clareando quando a gente chega na sacada e se depara com um grupo de +/- 20 pessoas batucando e cantando em volta de um senhor q vendia cerveja com a sua caixa de isopor "Vamos dar uma volta no isopor, vamos dar uma volta no isopor". E andando em circulos hauahuahuahauhau Crise de riso geral. Claro q estavam "em águas"... I mean bêbados, trêbados. Mas eles n tavam nem aí, estavam apenas se divertindo. E foda-se o resto. Totalmente inexplicável! Quem já foi a timbalada sabe, mas talvez, alguém n tenha pecebido o há de tão engraçado nisso, então leia na legenda abaixo.

Outra coisa q sempre acho interessante são as coreografias ensaiadas. Gente!!! Todo mundo sabe a coreogria das música e as repetem todo mundo junto. É lindo de mais ver isso... arrepia. E todas as pessoas estão super abertas à interações e brincadeiras. É como se todo mundo conhecesse todo mundo. Sei lá, é uma coisa.... hum... como diria? Inexplicável, talvez?!

E para os q acham q o carnaval é um evento "apolítico". Precisa frequentar a "mudança do Garcia", diversas pessoas vão para o Bairro do Garcia onde sai uma passeata com jegues, burros, carroças e etc decorados com faixas e dizeres totalmente criativos e ironicos sobre o governo e os problemas sociais do país. Mó comédia e super instrutivo. Tiveram q brigar p poder passar na passarela onde ficam as emissoras de tv pq a prefeitura n queria deixar. Pq será? afff... Inexplicável! Ah! Tem tb os blocos afros q vêm p defender a auto estima dos negros q antes não eram aceitos p participar dos blocos de trio por mais dinhero q tivessem. Pire aí q isso acontecia há uns 10 anos atrás? Alguém consegue explicar isso? 

Entre outras e outras coisas q só aconteçem na Bahia... pras meninas q planejam baijar mto é só ficar na corda do Bloco Filhos de Ghandy. Aí quando um gatinho passar, é só pedir um colar em troca vc ganha um bjo. Anh? O q? Cuma? Sim... isso tb é inexplicável.

Por fim, vcs devem ter reparado nos blogs por aí q as baianas tão sempre falando o quanto aqui "tudo" é maravilhoso. Eu achava isso inexplicável. Mas essa semana li uma frase q me explicou td. 
"Baiano n é xenófobo, mas é narcisista" (n lembro o autor)

É a mais pura verdade, n somos xenófobos pq adoramos todos q, assim como nós, adoram a Bahia. That's It!

E vumbora imbora q meu carnaval já começa é hj. Vou sair num bloco de samba q vai abrir com uma música q meu pai compôs. I'm very pround.
_____
"Vamos dar a volta no isopor" é uma paródia do grito de guerra da Timbalada q diz: _Vamos dar a volta no Gueto.  Ao ouvir isso o público saía dando voltas no palco da antiga sede da Timbalada (Gueto Square) e é usada tb no carnaval com a adaptação "vamos dar a volta no trio".  

16 comments:

Nani said...

May, vc sempre sabe demonstrar a Bahia muito bem... sabe o que é que eu acho do carnaval?

INEXPLICÁVEL!!!

Bjoooo!!!

Simone Francêz said...

Oieee ..

Legal mesmo ..ler vc escrevendo sobre ...rsrs

Eu sou suspeita , pq não escuto muito, samba , axé, pagode .. ..as vzs escuto e curto algum samba, mas não é minha preferência ....álias ...eu escuto a música se gosto não importa que estilo é ...
Do carnaval ...a única coisa que gosto é de folgar quando eu trabalhava ...e a felicidade , das pessoas ... adoro os 1°s meses do ano , do verão porque tudo parece mais alegre.

Uma coisa que acho legal é a energia ...que as pessoas transmitem ..por isso gosto de ir a shows ...é muito legal ver ..todo mundo ali junto ..cantando ..alguns emocionados e etc.

Beijos e Bom Carnaval !!

Laine said...

bom carnaval pra vc, divirta-se
juizo, hehehe

Hane said...
This comment has been removed by the author.
Hane said...

meu DEUS, definitivamente, eu NAO sirvo mesmo pra essa coisa toda. devo ser mesmo de outro mundo...ou de outro país, hehe. do carnaval, eu sou como a simone: só gosto da folga!

mas divirta-se!!! aproveita mtoooooo pq dps do carnaval o ano vai começar \O/

bjsssssss

Cori said...

Eu nao curto samba, axe, nem nada do tipo. Muvuca, multidao, empurra empurra nao e' comigo, mas morrer sem pular atras de um trio nao da.
Ja fui a Bahia no Carnaval, mas eu tinha 16 anos e uma cabeca de pinico. Curti mas nao curti tanto qto deveria.
Vamos ver se Bahia 2010 eu consigo!

BJus

uyara said...

Nossa... nem acredito que tanta coisa aconteceu desde a ultima vez que estive aqui... rs
Querida, to de volta!
Beijos millll

Anonymous said...

Eu não faço parte das que acham que aqui tudo é maravilhoso, mas mesmo assim amo minha cidade!
Não curto muito samba, prefiro axé, mas no carnaval tá valendo tudo...

Gostei da 'volta no isopor'. HAHAHA. Agora é vamos dar a volta no museeeeeu!

Quanto as Fotinhas com Denny, não conta pra ninguém, mas ele é meu namorado. Dãããã. Sério agora, meu primo toca na banda e aí eu posso entrar no camarim, já conheço todo mundo e tal.

É isso mesmo, inexplicável o carnaval de Salvador.
Beijos.

Nani said...

May, faltou falar dos bêbados (ou seriam trêbados?) dormindo na praia, completamente queimados do sol, na areia quente, arfffff

e os gringos, mais bebados ainda, vermelhos mais que camarão, mantendo-se bêbado pra nem ter ressaca. Eu tenho medo do q acontece com ele na quarta-feira de cinzas... se nao morrem, perdem o vôo de volta por não conseguirem levantar. E pior, nem aproveitam pq nem sabem o q aconteceu Oo

Anonymous said...

nunca gostei de carnaval, mas aqui estou com saudades de tudo que ate berimbal metalizado eu to ensinando pra meus hosts.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..mas e carnaval em salvador eu fui.kkkkkkkkkkkkkk..foi bom mas e que eu sou caseira.kkkkkkkkk.bjssssssssssssss

uyara said...

aiiii nem me fale... rs
eu vou contar amanha, prometo!
Beijos garota inexplicavel... hauhauhau

JuJu Pan said...

Falem o que quiserem falar: MAS EU ADORO O CARNAVAL!!!!

:*

Luana said...

Eu estava lá... mas, infelizmente tive que voltar. E se ser baiano é ser narcisista, eu sou uma!!!! May, como a Nany disse vc consegue expressar claramente em poucas palavras o que é que a bahia tem. Amo demais essa cidade!!!

Suelen Loeff said...

Oiie!
Tdoo?
Passando por aí achei teu blog!
To te add no meu pra acompanhar teu processo!
Boa Sorte!

bjoo

Carlinha said...

Um dos meus maiores sonhes eh passar o caranaval nessa sua terra.. nunca consegui por uma seri de motivos... Principalmente grana!!! E soh de pensar nessas imagens e de imaginar o calor (q eh bem dificil qdo se está nesse frio infernal) me da uma suuuppppeeerrr vontade de gritaaaaarrr....

Eu quero isso pra mim!!!!

Beijos

uyara said...

Eieieiee... castigo para mim nao faz parte da chantagem. Castigo e punicao, diferente de chantagem. Talvez eu nao tenha conseguido explicar direito o que se passa aqui, mas ontem conversei com outras meninas da regiao, e realmente a `chantagem` e bem notoria por aqui. Enfim, nao sao meus filhoss como eu disse... rs
Beijossssssssss e se tiver mais perguntas, responderei se estiverem ao meu alcance... rs