Yeahhh!!!! I got my Driver's License!!!!

Gente! I'm a driver. N acredito q estou fazendo este post. Há mto tempo eu esperava por isso. Antes mesmo do programa. Eu sempre sonhei em dirigir. Tem gente q não gosta, mas eu simplesmente amooo. Confesso que, para alguém que adora as palavras, não consigo encontrar nenhuma tão eficiente para descrever essa sensação. Por isso, vou me ater aos fatos e contar a odisséia que passei p tirar essa habilitação, exceto a parte já comentada no post anterior. 



Final de 2004: Iniciei meu processo. Tomei a decisão de que esse ano eu ia tirar minha habilitação, então peguei o 1º dinheiro que recebi e investi na auto escola. Depois do psicoteste, o qual tinha medo de não passar pq sou meio desligada, passei com louvor na prova teorica (98%). Até aí, todo o processo me parecia the easiest thing in the whole world. Quando finalmente cheguei na parte pratica, tomei um susto. Oh Gosh! Dirigir estava longe de ser uma coisa fácil (pra mim). Nas primeiras aulas até q me saí bem, mas quando tinha q encarar a rua e realizar todos os movimentos de vez eu surtava (olhar os retrovisores, passar a macha, reduzir a macha, se manter na faixa, olhar sinalização, prestar atenção nos outros carros, sinalizar) Nossa! Como tudo isso parecia impossível (pra mim). Após às 15 aulas, o instrutor disse: _ Você ainda não tem condições de fazer a prova. _ Anh? Cuma? Pois é! A decepção foi grande pq n tinha mais dinheiro pra tomar mais aulas e acabei abandonando o processo.

Meio de 2006: Recebi carta do Detran falando q meu laudo ia vencer. Pois é! O laudo passou a ter vencimento de um ano e eu tinha pouco menos de 1 mês pra fazer a prova prática antes de perder o laudo. Acabei perdendo o prazo, n consegui marcar a prova. Ok! Vamos comprar o laudo again. Comprei o laudo, psicoteste e prova teórica de novo. Só n precisei tomar as aulas teóricas e nem as 15 práticas. Peguei umas 5 práticas pq tinha 2 anos q n pegava no carro. Depois disso, fui fazer a prova. Estava tão confiante. Fiz a melhor baliza da minha vida. Mas, quando foi na meia embrenhagem q o avaliador entrou no carro.... Adeus equlibrio emocional, estava tão nervosa q n vi a sinalização "Pare!", escondida no muro do Detran. Meu instrutor n tinha sequer citado essa placa. Após a meia embrenhagem, apenas reduzi p sair do Detran e encarar a rua, mas o avaliador pisou no freio bruscamente, pq tinha o bendito "Pare!" Depois disso, não consegui fazer mais nada certo, foram uma sucessão de erros dos mais bizarros ao ponto do avaliador pedir pra parar no meio do caminho e dizer: _Vc está mto nervosa. Melhor não continuar. Ele prontamente assumiu o lado do mototrista e fez o percusso me mostrando tudo q eu deveria fazer. Triste? sim! Mas era a 1ª vez ainda. 

2ª prova: Na 2ª, n havia tomado aula antes. E qndo cheguei lá, o carro era outro, meu instrutor nem sinal de vida, desespero... Como vou fazer a meia embrenhagem nesse carro? Ok! Fiz uma baliza perfeita, fiz meia embrenhagem de ré só, a de subida n teve jeito. Não achei o ponto.  Fui pra rua, mas fiz todo o percusso na 2ª rs... e cometi alguns errinhos de sinalização. Bomba de novo! Não, não é possivel! N nasci pra dirigir. Abandonei o processo por mais uns meses até me recuperar emocional e finaceiramente. Qndo o laudo estava +/- perto de vencer, criei coragem e fui fazer outra vez a prova. 

3ª prova: Comprei o re-laudo (pq cada laudo da direito a fazer duas provas). E lá fui eu fazer a prova, tomei umas 5 aulas antes. Estava bem... e agora já fazia tudo certo, até reduzir macha (q até hj é a única coisa q eu n gosto de fazer). É, agora é a hora! Dessa vez eu passo. Fiz mais uma vez uma baliza perfeita, o cara já tinha me dado um papelzinho dizendo q eu tava aprovada e talz, mas... quando fui tirar o carro... Cabum!!! PQP! escorreguei o pé na embrenhagem. (Bati no protótipo) Meu pai tinha ido comigo naquele dia, foi a minha salvação, saí do carro chorando de soluçar, me achando a pessoa mais estúpida da face da terra.  Três vezes! Três vezes! Meu pai me abraçou e pude sentir como ele estava triste por mim. Se ele n tivesse lá, n sei como teria chegado em ksa. Estava desnorteada. N daria mais tempo p fazer a 4ª prova antes do vencimento do laudo. Larguei meu sonho e pensei... daqui a mais alguns anos eu tento de novo.

Meio de 2008:  Recebo o e-mail promocional da STB. Meu 2º sonho era morar fora do país. Mas pra fazer o Au pair (única forma financeiramente possível de se fazer intercâmbio). Eu precisava da habilitação. Conversando com minha ex- agente, ela me disse q n tinha problema eu me inscrever sem a habilitação e que depois eu tiraria antes de embarcar. Ok! Lá vou eu de novo. Mudei de auto escola, estava mto insatisfeita com a anterior. Aí comprei laudo de novo. Psicoteste e prova teórica, mais 15 aulas práticas (pq n tinha certificado), simulado no percusso  e prova prática... No dia da prova só conseguia pensar q esse era o divisor de águas, pq com a habilitação eu realizaria dois sonhos. 1º dirigir, 2º intercâmbio. Ficava pensando tb q levando em consideração todos os anos, era a 4ª vez q tava fazendo. Lembrava de todos os desastres anteriores, da vergonha q sentia cada vez q perdia e tinha q contar p amigos e família. Dos incontáveis, "Não acredito!". Das inúmeras pessoas que tinham tirado carteira desde q começei em 2004, pessoas q começaram depois de mim e que já estava trocando p definitiva... Enfim... pensei em tudo o q não devia. Por insegurança deixei pra ser a última (pior coisa q fiz). Quando chegou a minha vez... era puro nervoso. Mão gelada, suor frio... entrei no carro e sabia q tinha menos chance ainda de conseguir. Fui fazer a baliza e o carro ficou um pouco fora. O avaliador mandou sair e fazer de novo. Estava tão nervosa q n conseguia pensar, aliado a isso o medo de bater. Perdi no tempo.

E agora, 4 anos depois e muitas decepções atrás, eu passei....

Ai meu Deus! Pedi, sonhei, desejei tanto q esse dia chegasse. Agora vcs sabem tanto qndo eu  o quão feliz eu estou e pq n há palavra q defina o que estou sentindo. Eu me superei, venci meu medo, meu nervosismo e a baixa auto-estima q tinha se apoderado de mim. 

Sim, eu posso! Eu posso tudo o que eu quiser. Eu sou capaz de virar o jogo. Eu sou uma vencedora. Não me deixei desanimar e embora tenha deixado em stand by várias vezes, eu sabia q sempre ia tentar de novo, e de novo e de novo.

Para minhas colegas q ainda farão a 1ª prova, as que farão 2ª, 3ª, 4ª ou até mesmo 5ª, como eu, ficam as dicas do post anterior e meu exemplo de persistência. Pq quando ninguém, além de minha família, acreditava mais que eu pudesse. Aqui estou eu para por um ponto final nessa história.

Bjos a vcs amigas sei q torceram por mim de verdade.

14 comments:

Uyara said...

Nem li o post inteiro ainda... mas só de ver o título já deu vontade de comentar: PARABÉNS!!! Sabia que ia dar certo!!! Feliz, feliz...
Parabéns!
Beijoss... agora vou ler... hehehe

Aline said...

Nossa...Persistência mesmoooo
Mas tudo na vida é assim...basta acreditar e correr atras!!!Parabénsss!!! Pilote muito agora!!!
Bjus

Michelle said...

Parabens May, a minha demorou a sair tbm mas foi por causa do detran com infinitas greves, nossa foi dificil, mas to feliz por vc!
bjs

Denise Oliveira said...

Parabéns!!!
Pode ter certeza que daqui algum tempo vc vai dizer:" essa foi a melhor coisa que eu poderia ter feito".
Bjs... Boa Sorte com o porte de arma!!! asahshasuahsuasahsu

Hane said...

pára tudo! qse chorei agora! imagino tudo q vc passou por causa disso. nossa, tantas vezes, tanto tempo! mas agora acabou! ou melhor, começou né. agora vc vai realizar seu segundo sonho! e q a gente sempre aprenda com as coisas ruins q nos acontecem...pq agora pro resto da sua vida vc vai lembrar dessas tentativas todas as vezes q tiver medo de encarar um desafio. e pode crer q nós tbm vamos lembrar! :D obrigada pelas dicas e por dividir todas essas emoções com a gente :DDD agora vc pode dizer com mais firmeza oq tá escrito aí em cima "Usa aí vou eu!"

:))) bjusss

Carlinha... said...

PARAAAABBBBEEENNNNSSSSS!!!!!

Cuidado e pratique sempre!!!

beijos

Dani said...

Ai meu Deus.. uma coisa importante dessas, e como eu deixo passar ??? rs... PARABÉNS MAYYYYYYYYY.... aki na facu é mais que fogo pra comentar... primeiro pq é facu .rs. e segundo pq era pra eu estar estudando.. agora to aki afogando as magoas pq fui mal .rsrs. mas tudo bem.. tem problema naum.. parabens cara !! naum sabia que tinha sido um processo longo assim, mas importante é que valeu a pena, que tudo deu certo, e que vc pode tudo que quiser.. parabens mesmo .. de verdade... e de coração... feliz demais por vc....
tudo de bom na sua fase "motorista".. vo querer dar uma volta com vc lá na América. rsrs.
bjos..
adoro vc..
e feliz demais por vc..
Bjão

Viviane said...

euahuiehae
que jesus me abencoe
e eu n passe 7 anos querendo tirar minha habilitacao
comprei o laudo ano passado..
ai só fui fazer o psicoteste em janeiro..
perdi!
repeti, passei..
fiz a teorica...perdi!
perdi o laudo
aeuaeaiehae
vms comprar tudo againnn

psicoteste - passei
teorica - passei
e pratica - perdi 2 vezes ja
minha proxima prova é dia 19
e quero passar
;~~~~~~~~

a primeira passei direto da placa pare, da saída do galpao...auehauiehiaue
e a segunda fiquei tao nervosa querendo passar...q bati na baliza tb
;~~~

Iane said...

PARABÉNS!!
Eu sabia q vc ia consiguir!!
Qual sera o proximo passo?/
Bjusss

*.* Isa *.* said...

Juro pra vc uqe me deu vontade de chorar lendo seu post!!!! TANTO TEMPO pra tirar uma CNH.. meu Deus!!!
Parabéns!!!! Essa CNH merece até festa de comemoração...hahahahahaa


Bjão

Ligia, Au pair em breve. said...

caracca may!! que saga !!! ñ avhava que tinha sido tão dificil assim ganhou de lavada da minha tentativa... ah e por falar nela tentei liogar na uato escola pra remarcar o teste do dia 17 mas agora ñ da mais, ou vai ou racha!!!

Iane said...

Vis simmmm!
Tb adoro aquela sorveteria, tem um gostinho de infância!
rsrsrsrsrs
Bjuss

Simone Francêz said...

CONGRATULATIONS !!!!!

Agora é começar a nova etapa hein ..

torcendo sempre...

Bjo

Anonymous said...

Nossa.. sua história é tão parecida com a minha, farei a prova agora pela quarta vez.. espero passar antes do vencimento do laudo.. qse 1 ano entre persistencia e desanimo.. parabens!!!!