My perfect host family!

Aproveitando o embalo do blog da Dani, resolvi fazer um post sobre minhas expectativas e preocupações com a escolha das families.

Sempre fiquei me perguntando... como saber se o perfil psicológico da família bate om o meu?Como fazer perguntas que nos ajudem a peceber como eles agem diante de determinadas situações? Entretando, n queria fazer nada parecido com o teste piscológico q fazemos na agência. rs... Então, algum tempo atrás, visitei o blog da Ana Luiza e perguntei a ela como fazer p avaliar a parte psicológica da família? Aí ela deu as dicas q estão no blog da Dani. Achei bem interessante quando ela diz da fuga do questionário nas conversas ao telefone. rs...

Conversar sobre gostos, preferências, comportamento, são coisas aparentemente fúteis, mas q são de extrema importância pra pessoas q vão morar juntas.

Por exemplo:

  • Alguém q n gosta de som alto na casa de alguém q tem um verdadeiro trio elétrico em ksa.
  • Alguem que n se importa com bobagens convivendo com alguem q se importa c qq bobagem.
  • Alguém extremamente organizado convivendo com bagunceiros.
  • Alguém q detesta pagode, vivendo com pagodeiros incuráveis.
  • Pessoas q ficam querendo impor suas vontades e pessoas q detestam quando alguém quer impor-lhes verdades.
  • Alguém q adora gritar e pessoas q destestam ser gritadas. 
Enfim... todas essas diferenças de comportamento, as quais n me cabe julgar se certas ou erradas, mas que na convivência diária podem criar verdadeiras thunderstorms. Claro que, em alguns casos, as diferenças são o que unem, mas isso vai depender de quão flexível a pessoa possa ou queira ser.

No meu caso, sei q sou bastante flexível, consigo conviver com qq pessoa respeitando o jeito dela ser, claro q divergências sempre existirão. Mas vou listar alguns tipos de comportamento de pessoas com as quais acredito que a convivência seria, n impossível, mas um tanto quanto difícil:
  1. Pessoas histéricas, detesto q me gritem. (afff mesmo q me matar.) 
  2. Gente q faz tempestade num copo d'água. (N sei ser assim, se é p fazer tempestade tem q ser logo na bacia). rs.... 
  3. Pessoas obsessivas e controladoras. (Eu n sei vcs, mas tenho horror de pessoas q ficam o tempo todo ligando e perguntando onde estou, com quem estou, fazendo o q? Sempre dou satisfação de onde vou, com quem vou e a q horas volto,  antes de sair. Quanto ao q vou fazer, bem, nem sempre dá p falar né? Então gosto de contar, apenas, o que é necessário q saibam. Acho q é pq minha mãe nunca foi obsessiva assim comigo.)  
  4. Pessoas q discutem por tudo. (não mesmo, sou super calma e diplomática. Gosto de solucionar problemas e jamais de criá-los)
  5. Pessoas indiscretas, inconvenientes, invasivas, ou melhor, "entronas" que se apossam dos espaços alheios e se mstem onde n são chamadas. (credo!)
  6. Pessoas sem moral ou de ética duvidosa. (n sou 100% careta, mas tenho meus limites)
  7. E por último, e n menos importante, pessoas q põem a culpa nos outros. (aaiiiii q raiva!) 
Bom, qq outro defeito acho q consigo passar por cima sem problemas, afinal tb tenho diversos defeitos. Mas esses aí são complicados de aturar... E por incrível q pareça isso me preocupa mais do que schedule, ou dias off.

Uma família perfeita na minha opinião tem q ser:

  • Generosa, 
  • Atenciosa, 
  • Saber respeitar as diferenças, 
  • Não invadir meu espaço e privacidade, não me sufocar...
  • Preferir sempre uma conversa cara-a-cara, falar do q n tah gostando na lata. (Eu sou assim, pq se guardar esqueço e quando lembro é raiva² )
  • Gostar de rir, de piadas, de evitar confusões desnecessárias.
  • Que gostem de viver com suavidade e leveza aproveitando o q há de melhor da vida, sem stress desnecessário.
  • Que tenham valores sólidos...
Acho q essas são as qualidades principais q to buscando numa Host Family, n sei como vou descobri se a família é assim, nem mesmo se vou encontrar uma assim, mas isso é o que eu espero....

Tenho pensado na escolha da família como penso na escolha de um namorado/marido. Exagero? Talvez! Mas o fator decisivo na escolha da pessoa com quem vai conviver grande parte da sua vida n é se ele tem carro, se a casa é grande, se ele é rico, ou qq outro aspecto material, mas sim a foma como ele te olha, como ele te trata e trata os outros, pelo beijo, enfim.... (minha opinião!)

E vcs meninas? Quais são as atidudes "menos" toleráveis em relação à sua futura host family? E qual o perfil psicológico q vcs esperam q ela tenha?

E vcs que já estão nos states, conseguiram avaliar corretamente o perfil de suas famílias antes de viajar?  Ou foram supreendidas positiva ou negativamente?

Bom, espero q comentem. Bjossss      
  

16 comments:

Iane said...

OI May primeiramente gostaria de te agradecer por me add, estou na msm situação que vc, aguardando a familia perfeita!!rsrsr e vamos conseguirr!
Segundo, achei o seu post muito interessante,á convivencia é algo muito dificil, principalmente com pessoas desconhecidas, e o pior em um pais desconhecido, mas tenho certeza q todas nos seremos capazes de superar todas essas diferencas e obter sucesso nesse ano, que sera o melhor de nossas vidas!
Obs: Sou de Salvador tb, vc mora onde aqui?

Hane said...

May adorei as florzinhas do backg. adoro flores, rosas, etc. deu pra perceber ne? kkkk

segundo...gostei do seu post, bem interessante! com ctza essas coisas materias sao otimas *hehehe* mas nao sao tao importantes. eu tbm tenho pensado bastante na escolha e ja resolvi q vou aguardar pacientemente *é oq eu mais tenho feito, rs* a familia q eu sinta q estarei realmente em casa, mesmo q demore meses pra viajar. mesmo q eu fale com varias e nao sinta iss...ainda vou esperar! um ano passa rapido, mas eh bastante tempo pra vc amar ou odiar alguem...e como a gente vai conviver com eles, alem de trabalhar, acho q td q vc disse eh mto valido. vou ate anotar algumas coisinhas, rs.

em 20 anos a gente nao conhece ng. nao vamos conhecer com 3 emails e algumas ligações...mas acho essencial ser boa no ingles *eu nao sou! rs* pq é da conversa q a gente consegue avaliar pelo menos 50% dessas coisas.

voltando aos layouts...rs eu acho lindo qdo aparece só as bordas com fundo transparente. pena q fica ruim de ler né :/
bjus!!! =*

Hane said...

ah, esqueci:

o coiso de seguidores já tá no meu blog sim... só q eu mudei o "titulo" mas tá lá hehehe

bj ;*

Isis Oliveira said...

HAHAHHAA..
Adorei a roupinha nova do blog...
adoro girassóis!! hehehe...

E concordo plenamente com seu post... eu preciso encontrar uma família que eu me adapti,pra não sofrer muito... hehehe

Bjoo

Nani said...

Acho que se tiver RESPEITO tá tudo bem... vc nao vai conviver taaaanto com a família assim, só com as kids (mas claro que tudo depende), então, boa sorte =)

Vc ainda tá na cipó? pergunta ao povo lá se ainda lembram de mim... to querendo voltar pra lá (nao conta isso, pois ainda nao sei), tomara que de certo com meu novo "schedule".

bjinhos

Iane said...

OI May, mora na Ribeira, mas estudo pertinho de vc!
Estudo inglês no UEC aí da Pituba e estudo na FIB do Costa Azul!
Bjuss

Isis Oliveira said...

Oi May...

manda um e-mail para, mara.rubia@embratur.gov.br, e fala que vc irá fazer um intercâmbio em Dezembro (um mentirinha de leve) e que gostaria de um kit da embratur, para presentear sua família, manda com seu endereço certinho já e tal... aí eles te mandam por Sedex...

Não tinha falado da minha foto não, coloquei ontem no blog... hehehehe... é novinhaa... hehehe

Bjão

Viviane Damasceno said...

aeaeaauehiae
may adoooooooorei esse seu post..
poxa q bacana, powww!
vc me ajudou tb viu com esses testes psicologicos para familias
rsrs
qd eu tiver online
vou correr pro teu blog
e ler esse post denovo
:D

Viviane Damasceno said...

haaa
e eskeci de falar
estudo na jorge amado
:P
se eu estudasse na ufba, n tv correndo atras de rifas, promocoes e tudo vai
auehaiue
afinal sou filha unica
minha mae gasta tudo cmg
ou seja
800 de facul
:(

Iane said...

Vamos marcar alguma coisa sim May!!
Olha ja te add no meu msn!
Bjusss

Viviane Damasceno said...

uaheiuah
q mundo pequeno..
eu terminei em 2005 tb
qm he sua irma?
ela estuda na jorge ql horario?
estudo pela manha
mundo oooooooooooooooovo mesmo
hehehe

Nani said...

O que eu gosto lá sao as oprotunidades que podem aparecer... mas são tao raras né? O ambiente é legal e tudo, mas realmente ficar fazendo clipagem é realmente chato rsrsrs

Bjao!

Anonymous said...

ai obrigada por colocar meu blog...pode sim fique a vontade...mas fia familia perfeita ta dificil.kkkkkkkkkkkkkkkkk...mas e a pessoa que faz a familia ficar perfeita sabe....mas a minha e.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...em fim continua ai na tua busca e tudo no tempo certo..bjssssssssssssssss

Iane said...

è realemente e stou mto anciosa!!
kkk
Conheço pucas pessoas com o mesmo nome q eu, é um nome incomum, mas eu amo!
Bjusss

Viviane Damasceno said...

por nome eu n conheco nao...
foram tantas julianas em 2005
uheiuaheiua...
só vendo foto pra saber qm é...
e eu só conhecia uma kelly em 2005
se tinha outra pra mim era surpresa
hehehe

Daniela said...

Oie May.;. Lindona !!!!!
Adorei seu post.. e me inspirei nele pra conversar com a family. rsrs.
to super feliz.. vai dar tudo certo pra todas nós..
bjo enorme